sexta-feira, 21 de março de 2008

Aurea mediocritas - Arcadismo

A palavra arcádia, que dá origem a Arcadismo, é grega e designa uma sociedade literária típica da última fase do Classicismo, cujos membros adotam nomes poéticos pastoris, em homenagem à vida simples dos pastores, em comunhão com a natureza. A filosofia neoclássica era embasada, como sugere o próprio nome, em filosofias greco-romanas da Antiguidade.

Preceitos Árcades (e possíveis influências):

Inutilia truncat em Diógenes

Diógenes, de John William Waterhouse

Diógenes foi um filósofo grego e exemplo vivo que perpetuou a indiferença cínica perante o mundo. Desprezava a opinião pública e parece ter vivido em um barril. Seus únicos bens eram um alforje, um bastão e uma tigela (que simbolizavam o desapego e auto-suficiência perante o mundo), sendo ele conhecido como o filósofo que vivia como um cão.
Segundo ele, a felicidade - entendida como autodomínio e liberdade espiritual - era a verdadeira realização de uma vida. Sua filosofia combatia o prazer, o desejo e a luxúria pois isto impedia a auto-suficiência. A virtude - como em
Aristóteles - deveria ser praticada e isto era mais importante que teorias sobre a virtude.

Carpe Diem em Horácio

Horácio em ilustração de Anton von Werner.

Horácio foi um poeta lírico e satírico romano, além de filósofo. É conhecido por ser um dos maiores poetas da Roma antiga. Dentre suas características literárias, destaca-se a importância em se aproveitar o presente sem demonstrar muita preocupação com o futuro. Pelo reconhecimento da brevidade da vida, essa era a forma de Horácio pensar. Outro ponto a destacar são as necessidades surgidas a partir da idéia de aproveitar cada momento antes da morte, como o amor e outras questões sociais.

Filme - Sociedade dos Poetas Mortos


Dirigido por Peter Weir, o filme mostra um carismático professor de literatura que chega à um conservador colégio, onde revoluciona os métodos de ensino ao propor que seus alunos aprendam a pensar por si mesmos. Na palavra deste professor a seus alunos vemos a manifestação do ideário “Carpe diem!” da forma mais sensível e emocionante possível!!!!

Fugere urbem et locus amoenus quaerere em Virgílio

Busto de Virgílio
Virgílio nasceu em uma aldeia chamada Andes atual Pietole, perto de Mântua, hoje Mantova, em 70 a. C. Filho de um pequeno agricultor, foi criado em um ambiente campestre, que amou por toda a vida.
Dentre suas principais obras, destaca-se a “Bucólicas” - Essa obra começou a ser escrita por Virgílio quando ele ainda vivia no ambiente campestre de sua terra natal. A obra é composta por dez poemas curtos. Nove deles exaltam, pela voz de pastores, a vida no campo e a paisagem tipicamente italiana.
Fugere urbem do futuro


O vídeo, muito bem produzido, ilustra de forma cômica o sentimento bucólico do slogan do Msn messenger, que ruma em direção à natureza. A música também faz claras alusões a beleza natural do mundo, lembrando características tipicamente Neoclássicas.
CARPE DIEM, BABY!

3 comentários:

kethaca disse...

Oooi gente..
me apaixonei pelo bonequinho do msn! ehahehuaehuaheuaheua...
rafael que não leia isso!

Ta super bonito o blog de vocês viu! gostoso de ver!
e quanto ao outro video.. quero ver se vejo esse filme ..vo empresta da Tha! :)

Beijoo Meninoss..

Keka

Geruza Zelnys disse...

galera!
que profundidade que a gente encontra por aqui!
adorei conhecer um pouco mais de filosofia com vcs...
os textos estão convidativos e nos fazem ter vontade de ir mais e mais a fundo...
G.

já q vc está curtindo um dicionário, quero ver uma definição bem completa de "áporo" no post do drummond, ok?
beijossssss

Geruza Zelnys disse...

ei! como vcs fazem pra criar um link? tô besta com isso e quero fazer tb!!!